CEL. J.B. DA FONSECA, O CAZUZINHA

O Coronel José Baptista da Fonseca, conhecido por Cazuzinha, nasceu na cidade de São Félix em 1866. Próspero fazendeiro e comerciante de fumo ( à época, chamava-se “enfardador de fumo”), foi um dos pioneiros no desenvolvimento do comércio e agricultura do nosso município. Pessoa de visão ambientalista, preservou em sua Fazenda Itapicuru uma área de Mata Atlântica que ao longo dos anos era conhecida como a Mata de Cazuzinha. No final da década de 1960, a área foi tombada pelo governo municipal, conservando o seu nome popular. Somente em 2012 veio a tornar-se Parque Florestal, na gestão do Prefeito Orlando Peixoto Pereira Filho.

Foi vereador em São Félix, Conselheiro Municipal da Villa da Cruz das Almas em 1897 e Prefeito Interino de Cruz das Almas nomeado em 1937.

Pelos seus feitos e grande colaboração ao município de Cruz das Almas, em sua homenagem fora denominada com o seu nome a rua onde ficava a sua residência, no centro da cidade e também dá nome a um colégio.

J.B da Fonsêca faleceu em 1957 .

(FONTES: ACTAS E ATOS, Prof. Manoelito Roque Sá; Prof. Alino Matta Santana in FACEBOOK/CRUZ DAS ALMAS FOTOS ANTIGAS; Ana Lúcia Reis Fonseca – neta, que gentilmente cedeu-nos a fotografia)

Publicado por Edisandro Barbosa Bingre

Paulistano de nascimento, mas radicado em Cruz das Almas desde o início dos anos 80, o que o levou a desenvolver um grande amor por esta terra. Escritor, Professor, Técnico em Agropecuária, estudante de Gestão Pública, Cerimonialista e Servidor Público Municipal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: