SÃO JOÃO NO CLUBE

O jornal Nossa  Terra, em sua edição de nº 46 datado em 19 de junho de 1955, escreve  uma  reportagem  elogiando  um  tradicional  baile  de  São  João  que acontecia no Clube Cruz das Almas: 

Conforme  já  noticiamos  a  diretoria  do  “Cruz  das  Almas  Clube”  tomou  a feliz iniciativa de reviver, entre nós, os tradicionais bailes das vésperas de São  João,  que  no  passado  tanta  vida  e  encantamentos  proporcionavam  à cidade e muito especialmente às famílias, que reunidas nos salões festejavam alegremente  o  querido  santo  das  fogueiras,  consolidador  dos  namoros nascidos nas trezenas de Santo Antonio. Em torno dos brazeiros havia juras de compadresco enquanto moçoilas catitas e casadoiras tiravam sortes e toda a noite se coloria de cambiantes e balões. Em casa aguardando as visitas, cheiravam  os  pratos  das  cangicas,  bordado  de  canela-em-pó,  enquanto  o loiro  “genipapo”  era  farto  nas  frasqueiras  de  cristal.  Amendoim  cosido, pamonhas e milho assado, guloseimas de toda sorte completavam as alegrias joaninas, deixando no coração da gente a saudade do São João passado, que era amenizado com as esperança de novo São João. Estão de parabéns pois os diretores do “Cruz das Almas Clube”, pela noitada que vai oferecer a 23 deste, nos seus salões tipicamente ornamentados para esse fim.

(FONTE: Jornal Nossa  Terra nº 46 de 19 de junho de 1955.)

Anúncios

3 comentários em “SÃO JOÃO NO CLUBE

  1. Participei desse baile com 17 anos em companhia dos meus pais. Bigodinho de carvão, calça com remendo artificial, camisa xadrex e chapéu de palha. Os “cambiantes” referiidos no texto eram as espadas. Note-se o texto jornalístico da época, muito próximo de uma pequena crônica. Por isso que se dizia que o jornalista era o cronista do interior. Quando pesidente da Casa da Cultura deixei uma coleção quase completa do Jornal Nossa Terra. Uma preciosidade. Hermes Peixoto.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.