A MATA DE CAZUZINHA

A Mata de Cazuzinha representa um importante fragmento de Mata Atlântica do Recôncavo da Bahia, em meio à área urbana do município de Cruz das Almas. 

Apesar do crescimento urbano e do desmatamento causado pelo avanço habitacional às margens da mata, ela ainda apresenta uma vegetação razoavelmente preservada e que pode gerar dados que contribuam para a adoção de estratégias de conservação e preservação de suas espécies e consequentemente do bioma Mata Atlântica. 

Breve relato histórico: esta área florestal pertencia a Fazenda Itapicuru, propriedade do Coronel José Batista da Fonseca, cujo apelido era Cazuzinha. Pessoa de visão ambientalista, preservou uma área da Fazenda Itapicuru. Ao longo dos anos, o povo da cidade quando se referia a área florestal, a chamava de Mata de Cazuzinha. Depois, a propriedade passou para o seu filho Lauro Barroso Fonseca (Maninho de Cazuzinha) e no final da década de 1960 a área foi tombada pelo prefeito Lauro Passos, conservando e oficializando assim o seu nome popular. – D.Ana Lúcia Reis Fonseca – neta de Cazuzinha

Em 2012, o Prefeito Orlandinho inaugura o Parque Florestal Mata de Cazuzinha.

(FONTE: https://www.botanica.org.br/trabalhos-cientificos/64CNBot/resumo-ins19772-id5521.pdf)

Publicado por Edisandro Barbosa Bingre

Paulistano de nascimento, mas radicado em Cruz das Almas desde o início dos anos 80, o que o levou a desenvolver um grande amor por esta terra. Escritor, Professor, Técnico em Agropecuária, estudante de Gestão Pública, Cerimonialista e Servidor Público Municipal.

2 comentários em “A MATA DE CAZUZINHA

  1. Valiosa área de preservação ambiental e que pertenceu ao Cel. José Batista da Fonseca (meu avô paterno) e posteriormente a Lauro Barroso Fonseca (meu pai). No início da década de 1970, a Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, através do então Prefeito Lauro Passos, desapropriou a área para transformá-la no Parque Florestal Mata de Cazuzinha. Cazuzinha, Cazuza era o apelido carinhoso de José Batista da Fonseca.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: