NOSSO FUMO, PRÊMIO NACIONAL

Plantação do fumo Bahia-Brasil, em Cruz das Almas, na propriedade de August Suerdieck. No fundo a parte especial, abrigada do sol. Foto de 1908.

Em 1908, participando da Exposição Nacional do Rio de Janeiro, a empresa Aug. Suerdieck foi agraciada com dois prêmios, uma Medalha de Ouro e um Grande Prêmio Especial. Este último foi para a cultura aperfeiçoada do fumo, fruto da introdução, em Cruz das Almas, de plantações pioneiras no Brasil, abrigadas do sol, sob coberturas de gaze. Nestas condições, baseadas em estudos de combinação do sol com sombra, conseguiu-se melhorar a qualidade do fumo capeiro escuro, nativo. As premiações tiveram reflexos imediatos sobre os recém-lançados charutos Suerdieck, que ganharam conceito, saindo da penumbra interposta pelos fabricantes famosos. Suerdieck emergiu como nome de qualidade, abrindo as portas à consolidação de seus charutos nos mercados exigentes de bons produtos.

(FONTE: trecho do livro A Epopeia do Gigante de Ubaldo Marques Porto Filho).

Publicado por Edisandro Barbosa Bingre

Paulistano de nascimento, mas radicado em Cruz das Almas desde o início dos anos 80, o que o levou a desenvolver um grande amor por esta terra. Escritor, Professor, Técnico em Agropecuária, estudante de Gestão Pública, Cerimonialista e Servidor Público Municipal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: