A ESTAÇÃO “CRUZ DAS ALMAS”

 

A estação Cruz das Almas, a do ramal de Conceição do Almeida, foi aberta pela VFFLB em dezembro de 1958. O trecho Cruz das Almas-Santo Antonio de Jesus, esta última estação da E. F. Nazaré, uniria as duas ferrovias, projeto também dado como certo no início dos anos 1960. Esta estação ganhou o nome da cidade, enquanto, por outro lado, a estação que ficava mais longe da cidade, na linha principal, teve o nome alterado para Engenheiro Eurico Macedo. A estação em 2008 jazia abandonada no centro da cidade, e com placas de venda pelo espólio da RFFSA em agosto desse mesmo ano, não tinha trilhos havia muito tempo – provavelmente desde o final dos anos 1960.  O ramal de Conceição do Almeida foi uma linha aberta no final dos anos 1950 e que serviria para unir as linhas Sul (Salvador-Monte Azul) e da E. F. Nazaré, esta isolada mais ao sul do Recôncavo. Por algum motivo ainda não determinado, a linha nunca foi concluída, ou seja, jamais alcançou a cidade de Santo Antonio de Jesus, na Nazaré, mas mesmo assim sabe-se que pelo menos entre os anos de 1960 e de 1963 um trem de passageiros chegou a circular entre Cruz das Almas e Conceição de Almeida, trecho pronto de linha então. Logo depois, o trem acabou e a linha foi erradicada. Quanto ao trecho Cruz das Almas-Santo Antonio de Jesus, a Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XX, 1958, p. 206, afirma que “está em fase adiantada a construção de um ramal ferroviário que ligará, na cidade de Santo Antonio de Jesus, a VFFLB à E. F. de Nazaré“. Na p. 344, afirma que “os trilhos da VFFLB passam pelo município (de Sapeaçu) e a ligação desta ferrovia com a E. F. Nazaré, em Santo Antonio de Jesus, está em vias de conclusão. Os trilhos da E. F. de Nazaré já ultrapassaram este município e passam próximo à cidade de Sapeaçu“. De 1960 a 1963, realmente, o Guia Levi, usado como referencia de horários de trens de passageiros, acusa a existência de trens de passageiros ligando Cruz das Almas à estação de Conceição de Almeida, um trecho com 11 quilômetros de extensão, mas, em 1965, ele já não mais existe. Este trecho seria o início da ligação com a E. F. Nazaré e jamais teria sido completado – ou teria, foi desativado antes que os trens fizessem a ligação de Cruz das Almas com Santo Antonio de Jesus, talvez porque em 1965 a E. F. Nazaré já estava em fase de desativação (parou de funcionar em 1970).

(FONTE:http://www.estacoesferroviarias.com.br/ba_monte%20azul/cruzalmas-nova.htm ;  Foto Lorena Moura Santos em 2008 )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.