FARMÁCIA SÃO SALVADOR: 75 ANOS DE HISTÓRIA

farmacia2
Imagem meramente ilustrativa

1935 – Fundação da Farmácia São Salvador pelo Dr. Ramiro Magalhães Costa, recém-formado em Farmácia pela UFBA. Localizada na Av. Alberto Passos, nº 95, onde funcionou durante muito tempo a Loja Cinderela do ramo de calçados.

1936 – A Farmácia São Salvador é transferida para a Rua 1º de Dezembro nº 114, atual Praça Senador Temístocles, nº 688, onde hoje funciona parte da Caixa Econômica Federal.

1949 – Construção artesanal dos móveis da Farmácia São Salvador, em 45 dias, pelo Sr. Raimundo Alves da Silva, filho de Mário Marceneiro, utilizando tábuas de jequitibá e compensados de ipê, com vidros adquiridos na tradicional firma O Vidraceiro, estabelecida na capital.

1962 – Incêndio da Loja Machado, firma vizinha à Farmácia São Salvador, destrói também  as instalações e o estoque da farmácia.

1962 – Renascimento da Farmácia São Salvador, a partir das cinzas, passando a funcionar na Praça Senador Temístocles nº 725, onde hoje funciona a Ricardo Eletro.

1968 – A Farmácia São Salvador adquire as instalações da Farmácia São Roque e muda-se para o endereço Praça Senador Temístocles nº 32, onde funcionou até o encerramento definitivo das suas atividades comerciais em 2010.

1998 – Falecimento, aos 84 anos de idade, do Dr. Ramiro Magalhães Costa, fundador da Farmácia São Salvador.

Como curiosidade, nas décadas de 1930 a 1950, dentre os poucos medicamentos industrializados existentes, os campeões de vendas eram Biotônico Fontoura, Elixir de Inhame, Xarope Bromil, Emulsão Scott, Cafiaspirina, Capivarol, Guaraína, Saúde da Mulher, Ovariuteran, Regulador Xavier, Sadol, Melhoral, Alka Seltzer, Sal de Frutas Eno, Calcigenol, Leite de Magnésia Philips, etc.

farmacia-sao-salvador
Da esquerda para a direita: Fabiano Viana Ferreira, Francisco Magalhães Costa, Carmelito Barbosa Alves, Francisco Ferreira de Souza, João Crisóstomo Peixoto e Roque de Jesus Silva

A HISTÓRIA DE SEUS BALCONISTAS

O primeiro balconista da Farmácia São Salvador foi o Sr. José Pereira, mais conhecido como Pereirinha, do qual não se sabe se ainda é vivo e nem se existem parentes em Cruz das Almas. Depois trabalharam os Srs. Francisco Magalhães Costa (1935-1937) e Manoel Magalhães Costa, ambos irmãos do Dr. Ramiro Costa, fundador da Farmácia. Outro balconista foi o Sr. Ataíde Silva Passos, que mais tarde tornou-se comerciante em Cruz das Almas.

De 1936 a 1947 trabalhou como balconista na Farmácia São Salvador o Sr. Carmelito Barbosa Alves, que veio a ser um bem sucedido comerciante e Prefeito de Cruz das Almas por três vezes.

Também trabalharam na Farmácia São Salvador: Sr. João Ferreira Sena (1945-1947) mais conhecido como João Setenta; Romualdo Sales Gonçalves, na época já sargento da Polícia Militar, atuou algum tempo como manipulador; Sr. Francisco Ferreira de Souza (1940-1943); Sr. João Crisóstomo Peixoto (1946-1960) conhecido como João da Farmácia, de onde saiu para abrir a Farmácia Bonsucesso. Em diferentes períodos trabalharam também os Srs. Benedito José da Silveira, Moreno, Antonio Menezes, Vavá, Flávio, Jorge, Crispim Maia, Orlando, Mário, Alemão, Miguel Nascimento Silva e Francisco Celso “Viola”. Um dos mais diligentes balconistas da Farmácia São Salvador foi o Sr. Antero Ribeiro da Cunha, conhecido também pela sua enorme habilidade em dedilhar um violão.

Como representantes do sexo feminino, trabalharam as Sras. Gisélia Silva Santos (1959-1965) e Teonilia Alves Sampaio (1967-1990), ambas competentes enfermeiras práticas. Mais tarde trabalhou a Sra. Maria Ivone da Silva Rodrigues (1989-1992).

Foram balconistas também os Srs. José Gomes Trindade (1984-1990), José da Paixão de Jesus Santos (1986-1989), José Carlos Ferreira Assunção (1989-1990), Jeovany Rodrigues de Barros (1988-1991 e 1993-1995) e Denis Chaves dos Santos (1992-1993). Os últimos balconistas da tradicional Farmácia São Salvador foram o Sr. Fabiano Viana Ferreira, Sr. Roque de Jesus Silva e Sra. Jacira Costa de Souza, que iniciaram em 1994, 1995 e 2009, respectivamente.

A Farmácia São Salvador encerrou definitivamente as suas atividades comerciais no dia 31 de dezembro de 2010.

(FONTE: Folheto informativo da Rede BOA FARMA: FARMÁCIA SÃO SALVADOR  –  75 ANOS DE HISTÓRIA)

Publicado por Edisandro Barbosa Bingre

Paulistano de nascimento, mas radicado em Cruz das Almas desde o início dos anos 80, o que o levou a desenvolver um grande amor por esta terra. Escritor, Professor, Técnico em Agropecuária, estudante de Gestão Pública, Cerimonialista e Servidor Público Municipal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: