Categorias
Cruz das Almas História Personalidade Prefeitura

PREFEITO ORLANDINHO

orlandinho-eleito

Filho do renomado e querido médico Dr. Orlando Pereira e de D. Alcina Antar Pereira, Orlando Peixoto Pereira Filho, nascido em 24 de abril de 1960, é casado com Cilene Pereira, pai de Lara e Mariana e avô de Nina.

Engenheiro Agrônomo formado pela Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia, em Cruz das Almas e Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Funcionário público estadual, trabalhou como extensionista rural e chegou a exercer o cargo de Gerente Regional da EBDA. Também foi Assessor Parlamentar do Senador da República Valter Pinheiro e em 2015, foi nomeado pelo Governador Rui Costa como Coordenador Executivo de Pesquisa e Inovação de Extensão Tecnológica, vinculado à Secretaria  de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia.

Orlandinho, como é carinhosamente conhecido pela população, ainda na faculdade  participava ativamente da vida acadêmica, sendo integrante da Associação Esportiva e da Cooperativa da Escola de Agronomia e já participava dos movimentos estudantis de luta contra a ditadura militar. Foi quando passou então a pautar a sua iniciação na vida na política pela luta a favor da democracia, da liberdade, da cidadania e da justiça social.

Em 1989, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) e atuou incansavelmente na consolidação do partido em Cruz das Almas e região, empenhado na luta pela eleição de Lula na campanha daquele ano.

Assim, como Presidente do Diretório Municipal do PT de 1992 a 1997, Orlandinho soube com habilidade e honestidade consolidar a história do Partido dos Trabalhadores em Cruz das Almas e no Recôncavo.

Em 1996, sua candidatura a prefeito do município foi o pontapé inicial de um projeto maior que viria depois.

Candidato a deputado estadual em 1998, 2002 e em 2014, quando Orlandinho chegou a suplente, obtendo mais de 20 mil votos.

Como vereador, eleito em 2000, teve uma atuação bem expressiva na Câmara de Vereadores.

Em 2004, o povo de Cruz das Almas, através da eleição direta, conduziu Orlandinho ao cargo de prefeito com uma vitória esmagadora sobre o adversário.

Em 2008, com as mãos limpas e direcionando a administração pública para atender ao Povo de Cruz das Almas (sobretudo os mais necessitados), o Prefeito Orlandinho foi credenciado à reeleição. Assim, administrou brilhantemente o município de Cruz das Almas por oito anos; ou seja, de 2005 a 2012.

Neste período teve a oportunidade de concretizar a sua importante participação na antiga luta para a criação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Foi em 2006 que o então Prefeito Orlandinho, durante visita do Presidente Lula a Cruz das Almas, pode entregar aos cruzalmenses, aos baianos e aos brasileiros a “fábrica de realizar sonhos”: a UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

E, agora, após as eleições de outubro de 2016,  com posse em 2017, volta pelo terceiro mandato para mais uma vez governar o Município de Cruz das Almas, eleito com 17.145 votos.

(FONTE: Arquivo do editor  )

Por Edisandro Barbosa Bingre

Paulistano apaixonado por Cruz das Almas, desde o início dos anos 80 quando aqui veio morar, o que o levou a desenvolver um grande amor por esta terra. Escritor, Professor, Técnico em Agropecuária, estudante de Gestão Pública, Cerimonialista e Servidor Público Municipal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.