O BAIRRO LAURO PASSOS

fazenda-bonsucesso

Sede original da Fazenda Bomsucesso (1911), onde localiza-se hoje a Praça Sumaúma na cidade. Foto: Lauro Passos

O bairro Lauro Passos é uma área plana situada no perímetro urbano da cidade e que, no passado, era a sede de uma fazenda de laranja de propriedade do ex-prefeito da cidade, Dr. Lauro de Almeida Passos, falecido em 1982. Com o desmembramento da área, que se transformou em loteamento, abriram-se ruas largas e uma grande praça.

Sumauma

Com o objetivo de preservar uma árvore de sumaúma (ceiba pentandra), transferiu-se a nova praça para as proximidades da sede da antiga fazenda, uma área ampla e mais arborizada. Essa área passou a se chamar Parque Sumaúma e a referida árvore secular que inspirou o topônimo foi preservada, sendo recentemente tombada como patrimônio ambiental do município.

A praça é arborizada, com muitas mangueiras, e no seu entorno pode-se observar tanto as unidades residenciais, como também edificações de serviços, como escolas de ensino fundamental e médio, que surgiram a partir dos anos 1980. Trata-se de uma área habitada predominantemente por pessoas das classes média e média alta.

Do ponto de vista da forma de apropriação, os usuários utilizam o referido logradouro público para práticas esportivas, caminhadas ou simples contemplação.

(FONTE: CASTRO, JRB. Da casa à praça pública: a espetacularização das festas juninas no espaço urbano. Salvador: EDUFBA, 2012, 342p.

Publicado por Edisandro Barbosa Bingre

Paulistano de nascimento, mas radicado em Cruz das Almas desde o início dos anos 80, o que o levou a desenvolver um grande amor por esta terra. Escritor, Professor, Técnico em Agropecuária, estudante de Gestão Pública, Cerimonialista e Servidor Público Municipal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: