TROFÉU ORLANDO PASSOS

orlando passos

A Jornada Científica da Embrapa Mandioca e Fruticultura tem por objetivo reunir apresentações de bolsistas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de nível médio, graduação e pós-graduação, representando uma verdadeira amostra da pesquisa que é realizada nesta instituição.

Os melhores trabalhos de cada categoria recebem prêmios oferecidos pelos patrocinadores e o vencedor geral recebe o Troféu Orlando Passos, que leva o nome de um dos pesquisadores mais experientes e queridos da Unidade Embrapa Mandioca e Fruticultura.

O pesquisador Orlando Sampaio Passos, pioneiro na fundação da Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) em 1970, e um dos organizadores do primeiro Congresso Brasileiro de Fruticultura, em 1971. Também foi presidente da SBF de 1977 a 1979.

Na Embrapa Mandioca e Fruticultura, o pesquisador é o responsável pelo Banco Ativo de Germoplasma de Citros, que se destaca mundialmente por sua localização tropical e que é a principal fonte de variabilidade genética para o programa de melhoramento de citros da Unidade. É também o representante oficial da Embrapa na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Citricultura, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O pesquisador lidera diversos projetos de pesquisa e colabora em outros, a exemplo do “Potencial e desafios da citricultura no semiárido brasileiro”, e é um dos entusiastas da instalação da cultura dos citros na região, assim como na Chapada Diamantina (Bahia), e da revitalização da citricultura no Vale do Jaguaribe (Ceará).

Em sua longa vida profissional e pela dedicação à pesquisa, foi homenageado por diversas instituições e, desde 2009, dá nome ao troféu do melhor trabalho apresentado na Jornada Científica da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Em 1994, recebeu a distinção de honra ao mérito da SBF. Em 2010, durante o IV Encontro da Citricultura Sergipe e Bahia e a 42ª Festa da Laranja, em Boquim (SE), foi homenageado como Personalidade Citrícola pelos relevantes serviços prestados à citricultura sergipana. Já em 2012, teve seu sobrenome escolhido para nomear a variedade de lima ácida ‘BRS Passos’, lançada como alternativa para o Centro-Oeste brasileiro na entressafra que atende ao mercado de fruta in natura.

(FONTE: https://www.embrapa.br/mandioca-e-fruticultura/10-jornada-cientifica/oevento)

Publicado por Edisandro Barbosa Bingre

Paulistano de nascimento, mas radicado em Cruz das Almas desde o início dos anos 80, o que o levou a desenvolver um grande amor por esta terra. Escritor, Professor, Técnico em Agropecuária, estudante de Gestão Pública, Cerimonialista e Servidor Público Municipal.

Um comentário em “TROFÉU ORLANDO PASSOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: