Categorias
Arte Cruz das Almas Cultura Personalidade

O “PACATO CIDADÃO” SILVESTRE CALDAS.

Silvestre Caldas
Os Comunicadores cruzalmenses Washington Bahia, Silvestre Caldas e Rei Cônsul

 

Fundador da Rede Líder de Publicidade, renomado serviço de alto-falante de Cruz das Almas, Silvestre Santana Caldas , cruzalmense, nascido em 31 de dezembro de 1940. Filho de Vivaldo Soares Caldas e de Crispiniana Santana Caldas, casado com Mara Leda Barreto Caldas e pai de Silvio Caldas, Meire Khal, Marluce, Marília e Márcia. Escoteiro, em 1953 foi membro do primeiro Grupo de Escoteiros General Edgar da Cruz Cordeiro. Também fundador do Vitória Futebol Clube em 1959 e fundador do Grupo Musical “Os Líderes”.

Dentre as atividades que exerceu na cidade, foi tesoureiro do Hospital Nossa Senhora do Bonsucesso, da Euterpe Cruzalmense, da Lyra Guarany e do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Fumo.

A Rede Líder de Publicidade foi fundada em 13 de fevereiro de 1976 com o nome de Agência Líder de Publicidade. Está sediada no Edifício Itagil mas já funcionou na Sociedade dos Artífices, na Lira Guarany e na Rua do Jenipapo. O som dos alto-falantes da Rede Líder de Publicidade alcança as Praças Senador Temístocles, do Lavrador, João XXIII, Landulfo Alves, da Bandeira e as ruas Lauro Passos, Tiradentes, Ótens e Avenida Alberto Passos.

Celeiro para grandes repórteres e locutores que trabalharam e trabalham em emissoras de rádio e que foram pupilos do grande mestre da Comunicação Silvestre Caldas, o “Pacato Cidadão” como ele mesmo se chamava, fez deste grande homem o responsável pela carreira dos principais profissionais da comunicação de Cruz das Almas e região.

Faleceu em 26 de maio de 2019.

(FONTE: O LIVRO DO CENTENÁRIO, Alino Matta Santana; FOTO: WASHINGTON BAHIA, in Facebook)

Por Edisandro Barbosa Bingre

Paulistano apaixonado por Cruz das Almas, desde o início dos anos 80 quando aqui veio morar, o que o levou a desenvolver um grande amor por esta terra. Escritor, Professor, Técnico em Agropecuária, estudante de Gestão Pública, Cerimonialista e Servidor Público Municipal.

Uma resposta em “O “PACATO CIDADÃO” SILVESTRE CALDAS.”

Minha mãe “Nelita” conhece ele, pois era amigo de meu tio Zé Castro e do meu pai Luiz “Bocão”. Ela ficou bem feliz quando li a matéria que a fez lembrar do seu passado. Obrigada.
Tatiana Gonçalves Santana

Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.