MATA DE CAZUZINHA – O NOSSO PARQUE FLORESTAL.

Parque Florestal2

Esta área florestal pertencia a Fazenda Itapicuru, de propriedade do Coronel José Batista da Fonseca, cujo apelido era Cazuzinha. Pessoa de visão ambientalista, preservou uma área da sua Fazenda. Ao longo dos anos, a população chamava a área de Mata de Cazuzinha, e o nome foi oficializado.

“Quero justificar a desapropriação da Mata de Cazuzinha, última reserva florestal do Município, e que será no futuro o Parque da Cidade, sendo o que há de mais interessante nesta cidade e, que há mais de 40 anos luto pela sua preservação. Sinto não ter realizado o que pretendia no aproveitamento da mata em vista de ter que atender a certas outras obras indispensáveis, e não pude fazer o que desejava. São 110.990m² de área, fora o Instituto do Fumo. Paguei ao senhor Lauro Fonseca, em desapropriação amigável, o mesmo valor, aliás, menos que o terreno das casas populares. A mata, hoje, faz parte da área urbana, já com os meios fios”. – Trecho de documento manuscrito deixado por Dr.Lauro Passos, ex-prefeito de Cruz das Almas, 1963-1967.

Um sonho de meio século que se realizou em junho de 2012, pelo então prefeito Orlando Peixoto Pereira Filho, com a inauguração do Parque Florestal Mata de Cazuzinha, no Centro de Cruz das Almas. Idealizada ainda na gestão do prefeito Lauro Passos,  na década de 60, o Parque finalmente virou uma realidade. A proposta da implantação do Parque Florestal Mata de Cazuzinha, além de preservar a mais importante área urbana de Mata Atlântica do município, é servir como espaço de Educação Ambiental e local de lazer e esporte. Ele conta com a aprazível Praça Marinalva Carmo Figuerêdo Vilas Bôas, uma área bem cuidada para receber aqueles que ali visitam.

(FONTES: D. Ana Lucia Reis Fonseca e Revista Cruz das Almas “Uma cidade melhor para viver” – informativo daPrefeitura Municipal de Cruz das Almas, 2012)

VÍDEO INAUGURAÇÃO DO PARQUE FLORESTAL

Publicado por Edisandro Barbosa Bingre

Paulistano de nascimento, mas radicado em Cruz das Almas desde o início dos anos 80, o que o levou a desenvolver um grande amor por esta terra. Escritor, Professor, Técnico em Agropecuária, estudante de Gestão Pública, Cerimonialista e Servidor Público Municipal.

2 comentários em “MATA DE CAZUZINHA – O NOSSO PARQUE FLORESTAL.

  1. Muito bom. Mas vai ficar melhor se incluírem entre os artigos a Rede Líder de Publicidade, o conjunto os Líderes, sue existiu paralelamente com Os Rebeldes, e o Rotary Clube Cruz das Almas que tem prestado muitos serviços às comunidades carentes de nossa cidade. Silvestre Santana Caldas ainda está aí para contar histórias da Rede e do conjunto os Líderes.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: