LAURO PASSOS

Lauro Passos Cavalo

Lauro de Almeida Passos nasceu em Afonso Pena, atual município de Conceição do Almeida (BA), no dia 24 de agosto de 1899, filho de Alfredo Veloso Rocha Passos e de Clementina de Almeida Passos.

Estudou no Ginásio Ipiranga, em Salvador, formando-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1921. Nesse mesmo ano, tornou-se médico-auxiliar do Departamento Nacional de Saúde Pública da Bahia, função que exerceu até 1928. Foi também médico do Serviço de Profilaxia Rural e membro do conselho diretivo da Escola Agrícola da Bahia.

Fazendeiro, produtor de fumo e batata, elegeu-se no pleito de maio de 1933 deputado à Assembléia Nacional Constituinte pela Bahia na legenda do Partido Social Democrático (PSD) de seu estado. Assumindo o mandato em novembro do mesmo ano, participou da elaboração da nova Carta e, com a promulgação da Constituição em 16 de julho de 1934, teve seu mandato prorrogado até maio de 1935. Reeleito na mesma legenda no pleito de outubro de 1934, no ano seguinte integrou a delegação brasileira à Conferência Comercial Pan-Americana, reunida em Buenos Aires. Permaneceu na Câmara até 10 de novembro de 1937, quando o advento do Estado Novo suprimiu todos os órgãos legislativos do país.

Em 1938, tornou-se presidente da Caixa Econômica da Bahia, função que exerceu até 1941.

Com o fim do Estado Novo em outubro de 1945 e a conseqüente redemocratização do país, elegeu-se em dezembro de 1945 suplente de deputado à Assembléia Nacional Constituinte pela Bahia na legenda da União Democrática Nacional (UDN), não chegando a assumir o mandato.

Foi prefeito de Cruz das Almas (BA), presidente do Instituto Baiano do Fumo e membro da Sociedade Botânica do Brasil.

Faleceu em Salvador no dia 13 de abril de 1982.

Era casado com Lélia Pereira Passos, com quem teve dois filhos.

(FONTES: Boletim Min. Trab. (5/36); CÂM. DEP. Deputados; Câm. Dep. seus componentes; COUTINHO, A. Brasil; Diário do Congresso Nacional; GODINHO, V. Constituintes; Jornal do Brasil (14/4/82); TRIB. SUP. ELEIT. Dados (1).Foto: arquivo da família Passos)

Publicado por Edisandro Barbosa Bingre

Paulistano de nascimento, mas radicado em Cruz das Almas desde o início dos anos 80, o que o levou a desenvolver um grande amor por esta terra. Escritor, Professor, Técnico em Agropecuária, estudante de Gestão Pública, Cerimonialista e Servidor Público Municipal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: