Categorias
Cruz das Almas Curiosidade

VEJA SÓ…

TelemarHoje, conversando com uma amiga que em tempos idos e, por muitos anos, trabalhou como telefonista em Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas. Daquelas que trabalhavam em Postos Telefônicos, onde as pessoas iam para receber e fazer ligações, pois poucas eram as pessoas e, geralmente estas de famílias abastadas, dispunham do luxo de ter um aparelho de telefone em casa.

Ela contou-me que, lá por 1960, Santo Antônio de Jesus contava  com apenas 22 assinantes de linha telefônica;  já Cruz das Almas tinha 50 assinantes. Imagine aí…

Numa cidade de muitos estudantes universitários, da Escola de Agronomia, advindos de várias cidades distantes, os Postos Telefônicos eram importantíssimos e muito movimentados.

Naquela época também, em muitos municípios ou distritos, os Postos Telefônicos contavam com o serviço do “moleque de recados”. Funcionava assim: Fulano de Tal ligava para o Posto e falava com a telefonista, dizendo que queria falar com Beltrano que morava ali naquela localidade; daí então, a telefonista incumbia o “moleque” de dar o recado. Este  saía em disparada e ia até o endereço de Beltrano e dava-lhe o aviso de que Fulano iria ligar em determinado horário. Beltrano então se dirigia até o Posto Telefônico no horário combinado para receber o tal telefonema.

Por Edisandro Barbosa Bingre

Paulistano apaixonado por Cruz das Almas, desde o início dos anos 80 quando aqui veio morar, o que o levou a desenvolver um grande amor por esta terra. Escritor, Professor, Técnico em Agropecuária, estudante de Gestão Pública, Cerimonialista e Servidor Público Municipal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.