O PRIMEIRO GESTOR DE CRUZ DAS ALMAS

Conego

O Cônego Antônio da Silveira Franca foi empossado no Cargo de Intendente da Villa em 1º de dezembro de 1897 e governou patrioticamente o município até 14 de outubro de 1901, quando renunciou o mandato, tendo de retirar-se para a Capital da Província para exercer atividades pastorais. Teve a incumbência de organizar, administrativamente e socialmente, o novo município.  Foi eleito em 3 de outubro daquele mesmo ano, com 342 votos,  quando foram também eleitos os 07 membros do Conselho Municipal, que eram denominados Conselheiros.

Vale lembrar que na época de Intendência Municipal, o gestor e seus conselheiros não recebiam remunerações; ou seja, não recebiam salário pela atuação como edis.

O Cônego Antônio da Silveira Franca foi um vigário cônscio de suas responsabilidades e zeloso conselheiro da comunidade cruzalmense. Como 1º Prefeito,  direcionou suas atenções principalmente para a Educação e Saúde. Consertou as ladeiras de Poções, Pombal e Caminhoá; aumentou o cemitério; pintou o mercado; fez esgotos, etc.

Há um pensamento do Cônego Franca que bem esclarece a sua preocupação com a educação: “Convém disseminarmos a instrução pública, que até certo ponto esteve descurada entre nós, pois só assim conseguiremos o progresso do município, arrancando das trevas da ignorância os futuros cidadãos que hão de trabalhar pelo engrandecimento da pátria. Cada escola que abrirmos será mais um foco de luz que criamos, será mais um título de benemerência que conquistamos no presente e no futuro. Nos livramos da escravidão, que é a origem do servilismo e, portanto, do rebaixamento do caráter do povo. Cuidemos da instrução, porque só a ignorância faz o homem abdicar do direito mais sagrado que tem, que é a liberdade de pensar e de fazer o que lhe dita a consciência”.

(FONTES: O LIVRO DO CENTENÁRIO – Alino Matta Santana; ACTAS E ATOS – Manoelito Roque Sá.)

Publicado por Edisandro Barbosa Bingre

Paulistano de nascimento, mas radicado em Cruz das Almas desde o início dos anos 80, o que o levou a desenvolver um grande amor por esta terra. Escritor, Professor, Técnico em Agropecuária, estudante de Gestão Pública, Cerimonialista e Servidor Público Municipal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: