GLÁUCIA GUERRA

Gláucia Guerra de Oliveira nasceu em Cruz das Almas em 12 de maio de 1935. Filha do ex-prefeito Jorge Guerra e de D. Isolina de Andrade Guerra. Casada com o Dr. José Assis de Oliveira, de cujo enlace resultaram oito filhos. Foi Diretora do Colégio Municipal Jorge Guerra, professora de Educação Musical e autora de diversas peças musicais. Foi também colaboradora do Jornal do Planalto e da Revista Literária Reflexos de universos. Poetisa de grandes recursos, participou como co-autora dos livros de poesia “Em Carne Viva” e “Asserto”. Individualmente publicou “Gravidescência” e “Força dos Motivos”.

ULTRAPASSAGEM
No medo do teu próprio grito
está o grande impecilho
para que possas captar
os ecos que ultrapassam
todas as barreiras.
Leberta-o pois – sem medo –
pelos despenhadeiros
em que se precipitam
o teu pensamento,
o teu ideal e o
riso, suor e sangue.

Um grito causa afonia,
quando a coragem morre na garganta
e o ideal deixa que se partam
as cordas vocais e a mente
atrofia a expressão verbal.
Cura-a pela tenacidade
dos teus dias…
e quando – abruptamente –
o dia se fizer noite,
deixando-te atônito,
aguarda confiantemente
o acender das luzes condensadas
pelos sábios “vagalumes”.
E rompe com teus gritos
o invólucro da alegria
para divisar a luz da tua
própria LIBERDADE.

Artista plástica de alto gabarito, expôs suas pinturas por diversas vezes na Casa da Cultura Galeno D’Avelírio em exposições tanto individuais quanto coletivas. Gláucia Guerra faleceu no dia 02 de novembro de 2013, em Cruz das Almas.

Um comentário em “GLÁUCIA GUERRA

  1. Glácia Guerra,
    A ESTRELA DA POESIA MODERNA DA BAHIA
    a revelção do Movimento Contemp na década de 70.
    Marcelo Miranda, jornalista, RP da Fundação Luiz Ademir
    Lançada nacionalmente pelas Edições Conemp, sob o comando do escritor e poeta Luiz Ademir Souza, Glaucia Guerra comemoraria este ano 45 anos de carreira literatura e 55 de artes visuais. Considerada uma das mais importantes poeta/artista plástica do Recôncavo da Bahia – quando se trata de versos/textos artes plásticas -, Gláucia era poeta muitíssimo imnteressandte, acadêmico-moderna, exímia desenhista, aquela que sabia como retratar flores e gente como ninguém – de forma colorida e verdadeira. Bem preparada e com muito boa formação social, foi reconduzida às artes para firmar-se naturalmente por sua grande competência.

    Comunicativa e querida por todos os artistas da Bahia e do Brasil, e como prova disse agora é lembrada por toda região e pelo poeta Luiz Ademir Souza, CEO da Contemp, com o movimento ´de criação´ da Fundação Gláucia Guerera-FGG que já está em fase de registros finais, aguardando apenas o sim da Familia Guerra. Luiz Ademir acrescenta ´que com o sim ou não a Fundação já é uma relidade´. Gláucia Guerra é a Deusa da Literatura e das Artes de Cruz das Almas, do Recôncavo e da Bahia.

    Valorizada oficialmente – não só por entidades públicas e particulares, como também pelas mídias e redes sociais do Brasil -, enaltecida e grandiosamente reconhecida pelo seu grande talento, destaca-se ainda pela qualidade técnica de suas produções.

    Aqui ficam as homenagens de alguns amigos e grupos como o da Contemp, Fundação Luiz Ademir, Fundação Galeno D´Avelirio, Fundação Olney São Paulo, Celso Vellame, Evandro Cardoso e Fundação Christo Planzo, lembrando ainda que a equipe FGG já está em contato com os escritores Graça Sena, Hermes Peixoto, Alino Mata, Sergio Mattos, João Gouveia, Dina Gleyser, Pedro Archanjo, Lita Passos, Raimundo Jean, Umberto Ribeiro e os artistas plásticos Nelson Magalhães e Graça Ramos, além do prefeito atual Orlando Peixoto (Orlandinho do PT) de Cruz das Almas para que apoiem a implantação da entidade civil Fundação Glaucia Guerra – o projeto visa a garantir a história de vida dessa autoria e lançar e relançar artistas e autores cruzalmenses, dando-lhes novas oportunidades de difusão e apresentação de suas obras a um público maior – com selo FGG.
    Marcelo Miranda, RP da Fundação Luiz Ademir de Cultura. contemp-editora@hotmail.com 20.08.2019

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.