Categorias
Sem categoria

ESCOLA AGRONÔMICA DA BAHIA

UFRB

Uma luta histórica que começou no segundo reinado, quando Dom Pedro II criou o Imperial Instituto Baiano de Agricultura. Isso aconteceu em novembro de 1859, na histórica cidade de São Francisco do Conde, recôncavo baiano. O instituto passou a ser reconhecido como escola em fevereiro de 1877, passando a se chamar “Escola Agrícola da Bahia”.

Em 1905, essa prestativa instituição passou para a esfera estadual como Instituto Agrícola da Bahia, oferecendo curso a Escola Média Teórica e Prática de Agricultura e posteriormente o superior, 1920.

No ano de 1931, em pleno processo revolucionário e tendo o estado vivendo sob intervenção do tenente Juracy Magalhães, a Escola Agrícola foi transferida para a capital, ficando nessa situação até 1943, quando muda definitivamente para a bela e hospitaleira cidade de Cruz das Almas, passando a chamar-se “Escola Agronômica da Bahia”.

Nessa foto podemos observar o assentamento da pedra inaugural em junho de 1940. Estava presente ao lançamento, além de autoridades diversas e populares, o governador e interventor federal Landulfo Alves (1938-1942), segundo a esquerda e do engenheiro Delsuc Moscoso de Oliveira no centro e segurando o chapéu na cabeça.

NOTA DO EDITOR: A Escola Agronômica da Bahia posteriormente passou a ser a Escola de Agronomia da UFBA e, atualmente, transformou-se e ampliou-se na UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

(FONTE: https://www.facebook.com/BAUHISTORICODABAHIA ;
Foto: J. Nogueira )

Por Edisandro Barbosa Bingre

Paulistano apaixonado por Cruz das Almas, desde o início dos anos 80 quando aqui veio morar, o que o levou a desenvolver um grande amor por esta terra. Escritor, Professor, Técnico em Agropecuária, estudante de Gestão Pública, Cerimonialista e Servidor Público Municipal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.