Categorias
Cruz das Almas História

LAR DOS IDOSOS

Lar dos Idosos logo

O LAR DOS IDOSOS de Cruz das Almas é uma instituição filantrópica, construída e administrada pelo LIONS CLUB Cruz das Almas, fundada em 05/04/1987, situada na cidade de Cruz das Almas – Bahia.

O Movimento Leonístico, em essência, se propõe a agregar uma parcela de pessoas da comunidade com desprendimento para apoiar a melhoria da qualidade de vida das pessoas seguramente desfavorecidas da sociedade. Os Leões e os Leos, dois grupos que compõem o Lions Club, prestam serviços voluntários à comunidade por internalizarem a ideia de que homens e mulheres que vivem numa comunidade estão na posição de saber quem precisa de ajuda e porque. Não é por demais lembrar que a Associação não tem nenhuma afiliação política e nem sectária.
O Lar dos Idosos de Cruz das Almas, tem sido até então, um projeto desenvolvido pelos membros do Lions Club de Cruz das Almas com a finalidade de concretizar uma ação social permanente na comunidade cruzalmense. Já é uma Instituição reconhecida como de Utilidade Pública nos âmbitos Municipal e Estadual, funcionando desde 1987 como uma casa de assistência social para idosos carentes da comunidade provenientes de famílias de baixo poder aquisitivo com o objetivo de oferecer os cuidados essenciais para promover a melhor qualidade de vida possível requerida pelo envelhecimento.
O serviço se caracteriza como residência de longa permanência com assistência integral. O atendimento aos internos tem remetido à gestão, assumir permanentes desafios à sustentabilidade para suprir as necessidades básicas de alimentação, higiene, atendimento médico, terapêutico, medicamentoso e sociabilidade. Grandes esforços têm sido envidados com a chancela e logística do Lions Club de Cruz das Almas, junto às instituições, empresas, pessoas físicas e segmentos da comunidade, visando, oferecer o melhor em termos de qualidade de vida e dignidade aos residentes.
Diversas fontes de arrecadação buscam manter o custeio geral do Lar dos Idosos. Provêem das campanhas beneficentes, de doações, de contribuições de empresários, pessoas físicas e de residentes, da subvenção da Prefeitura Municipal de Cruz das Almas e das prestações de serviços desenvolvidas pela instituição, como a Lavanderia Do Lar. No imaginário de muitas pessoas reside um tremendo equívoco, do que pode até parecer muito, quando na realidade não chega a ser o suficiente. Esta composição de rendas tem colocado a gestão em dificuldades, exigindo um esforço “daviniano” para superar os desafios de equilibrar as contas da instituição, sem perder de vista o restrito padrão de serviço essenciais dos residentes. Assim, as prioridades se encerram na manutenção das necessidades básicas da sobrevivência, ficando sempre as necessidades de reformas e manutenção das instalações em plano secundário.
Também é devido o conhecimento e a consciência de que o Lar dos Idosos de Cruz das Almas é uma instituição privada que, associado às parceria institucionais e ao apoio de segmentos da comunidade, tem realizado funções de Estado. Com base na Lei Ordinária nº 10.741/2004; capitulo II; artigo 10; Dos Direitos Fundamentais, compete ao Estado e a sociedade assegurar ao idoso “a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis”. Apesar dos avanços obtidos com as políticas públicas para os idosos, forçosamente, espera-se maiores acréscimos na consciência social com a valorização de quem tem em si um acúmulo extraordinário de vivências e para com aqueles que ao final da caminhada, ainda dependem apoio e solidariedade, já que a realidade mostra que, a terceira idade estará se constituindo no maior contingente da população.

O Lar dos Idosos em Cruz das Almas fica situado à Rua Lions Club, s/n, próximo da Delegacia de Polícia Civil, bairro da Assembléia. O telefone para contato é 75 3621-3782 e qualquer doação em dinheiro pode ser depositada no Banco do Brasil, Agencia 0414-6. Demais doações podem ser realizadas na própria instituição, durante o expediente comercial. As visitas podem ser agendadas pelo telefone mencionado estando limitadas aos horários das 15:00h às 17:00h de segunda-feira a sábado e aos domingos das 13:00h às 17:00h. Vale ressaltar ao visitante que é importante informar-se e observar as novas normas vigentes que visam preservar a saúde e qualidade de vida dos internos.

(FONTE: http://informativolardosidosos.blogspot.com.br/2010)

Por Edisandro Barbosa Bingre

Paulistano apaixonado por Cruz das Almas, desde o início dos anos 80 quando aqui veio morar, o que o levou a desenvolver um grande amor por esta terra. Escritor, Professor, Técnico em Agropecuária, estudante de Gestão Pública, Cerimonialista e Servidor Público Municipal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.