Categorias
Cruz das Almas História Símbolo

O BRASÃO DE ARMAS

A imagem do Brasão de Armas do Município em seu simbolismo tem um riquíssimo significado e pouco divulgado. Consta de Escudo de ouro, em Cruz firmada de preto, acompanhada de quatro enxadas do mesmo esmalte e insígnias; é coroado por mural com quatro torres de prata, que representa cidade municipal e ostenta o lema “DEUS ADJUVAT” em letras de ouro sobre listel preto. No Escudo foi tomada a Cruz em preto, como referência ao nome da cidade – Cruz das Almas. O ouro alude às riquezas de suas terras férteis e as enxadas simbolizam a atividade agrícola dos seus naturais, que, como enuncia o lema “Com a ajuda de Deus”.

(FONTE: Prof. Manoelito Roque Sá, em seu livro ACTAS E ATOS Resumo Histórico da Câmara Municipal de Cruz das Almas e outros Fatos).

Por Edisandro Barbosa Bingre

Paulistano apaixonado por Cruz das Almas, desde o início dos anos 80 quando aqui veio morar, o que o levou a desenvolver um grande amor por esta terra. Escritor, Professor, Técnico em Agropecuária, estudante de Gestão Pública, Cerimonialista e Servidor Público Municipal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.